CIRURGIA DE ESTRABISMO
COMO FUNCIONA A CIRURGIA DE ESTRABISMO?
A cirurgia do estrabismo relaxa ou tensiona os músculos extraoculares, alterando o alinhamento de em um olho em relação ao outro.
QUE TIPO DE ANESTESIA É USADA PARA A CIRURGIA DE ESTRABISMO?
O tipo de anestesia depende da idade e saúde do paciente, bem como da preferência do paciente/ cirurgião. A maioria das crianças é submetida a anestesia geral. Os adultos podem ter anestesia geral ou sedação com anestesia local. O procedimento pode ocorrer em um hospital ou centro cirúrgico. O procedimento geralmente é realizado em hospital-dia (os pacientes não ficam durante a noite na unidade).
COMO O CIRURGIÃO ACESSA OS MÚSCULOS OCULARES?
As pálpebras são mantidas abertas por um espéculo. Como os músculos oculares são recobertos por uma fina camada de tecido transparente chamada conjuntiva, o cirurgião faz uma abertura nesta estrutura para acessar o (s) músculo (s) do olho e usa pequenos instrumentos para isolá-lo e mudar sua posição. Não são feitas cortes na pele e o globo ocular NÃO é removido da cavidade ocular durante a cirurgia de estrabismo.
O QUE É UM RETROCESSO / RECUO DE UM MÚSCULO?
Um retrocesso enfraquece a função muscular, através da alteração do local de fixação do músculo no globo ocular. Depois que o músculo é identificado, uma sutura é colocada através do músculo no novo local de fixação do olho.
O QUE É UMA RESSECÇÃO DE UM MÚSCULO?
Uma ressecção fortalece a função muscular, a partir do encurtamento do músculo (um pedaço do corpo muscular é retirado) e sua reinserção na sua posição original; assim ele fica menos elástico e ganha força.
OS OLHOS FICAM VERMELHOS APÓS A CIRURGIA DE ESTRABISMO?
Sim. É normal que a parte branca dos olhos fique vermelha após a cirurgia e pode levar várias semanas ou ocasionalmente meses para que a vermelhidão desapareça. Pode ocorrer dor leve também após a cirurgia, que deve melhorar na primeira semana.
QUE MEDICAMENTO É UTILIZADO APÓS A CIRURGIA?
Os pacientes usam colírios de associação de antibióticos / esteroides após a cirurgia. Medicamentos para dor podem ser prescritos, mas geralmente não são necessários.
Fonte: Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica