A Cirurgia de Catarata é capaz de reduzir o risco de Alzheimer e demência? VERDADE ou MITO?

Nem todos sabem, o mês de Fevereiro é o mês de prevenção e conscientização de algumas doenças ainda sem cura, entre elas o Alzheimer. Por ser uma doença de diagnóstico e tratamento complicados, inúmeros estudos e pesquisas têm sido feitos ao longo dos anos, a respeito da cura e de outros fatores correlatos da doença, entre eles, a relação Alzheimer e visão.

Segundo estudos recentes realizados no JAMA Internal Medicine, a cirurgia de catarata, além de restaurar a visão quase instantaneamente, também pode ter outro grande benefício: Reduzir o risco de Alzheimer e algumas formas de demência.

Os estudos foram feitos comparando a cirurgia de catarata com a cirurgia de glaucoma, cujo objetivo é diferente: Diminuir a pressão intraocular, e com isso, despertou a atenção de professores associados à oftalmologia nos Estados Unidos por ter reduzido em 29% o risco de demência em comparação com os que não fizeram. A única característica que teve um impacto de risco de demência maior do que a cirurgia de catarata foi não carregar um gene chamado APOE-e4, que está relacionado ao aumento do risco de Alzheimer.

As descobertas feitas através desse estudo, que embora seja de teor observacional e não comprove causa e efeito, sugerem que essa pode ser a melhor evidência perceptível no assunto, por ser um estudo que comprova o efeito específico da catarata nos fatores de risco cognitivo, o que não se aplica da mesma forma fazendo associação na cirurgia de glaucoma.

Os estudos, além de reforçarem pesquisas anteriores mostrando que a perda de visão e da audição são fatores de risco para o declínio cognitivo, também sugeriram um possível mecanismo fisiológico e fator de risco. O córtex visual sofre alterações com a perda de visão, fazendo com que a visão prejudicada possa vir a diminuir a entrada no cérebro, o encolhendo e favorecendo a demência.

Dr. Nathaniel A. Chin, professor assistente de medicina da Universidade de Wisconsin, que não participou do estudo, conclui ressaltando a importância do significado da pesquisa para médicos e pacientes, acrescentando que possíveis melhorias na saúde do cérebro com a cirurgia de catarata e a necessidade de tratar a visão ao longo da vida devem ser meios de proteger a cognição.

A cirurgia de Catarata é feita no Ver Hospital de Olhos. O cirurgião opera olhando através de um microscópio de alta definição, com instrumentos delicados em ambas as mãos que são usados na manipulação da catarata e com pedais de controle do facoemulsificador e do microscópio, um em cada pé. O aparelho facoemulsificador possui diversos parâmetros que deverão ser ajustados conforme a experiência e técnica utilizada pelo cirurgião e dependendo do grau da catarata a ser operada.

Quer saber mais sobre Catarata? Acesse a matéria abaixo:

Fonte: O Globo | https://glo.bo/3JmfFnA

oftalmo goiânia / oftalmologia goiânia / oftalmologista goiânia / oftalmologista preço goiânia