top of page

Cirurgia de catarata pode melhorar qualidade de vida

Pesquisa aponta níveis de melhora na qualidade vida de pacientes após cirurgia de catarata


A catarata é umas das principais doenças oculares que pode causar cegueira parcial ou total. Estima-se que, mundialmente, cerca de 18 milhões de pessoas sejam cegas dos dois olhos por essa afecção. O principal fator de risco é a idade avançada.


Pesquisa publicada na Revista Brasileira de Oftalmologia aponta melhora na qualidade de vida após cirurgia de catarata. O objetivo foi analisar a qualidade de vida de 41 pacientes antes e após cirurgia de remoção da catarata associada ao implante de lente intraocular.


Os procedimentos de coleta avaliaram a qualidade de vida dos pacientes antes e após 4 meses de cirurgia de catarata por meio de aplicação de questionário validado desenvolvido para medir a função visual e o impacto na qualidade de vida de uma variedade de condições oculares. O questionário foi aplicados em dois momentos, primeiro após a confirmação da cirurgia, mais especificamente na semana anterior à cirurgia e 4 meses após o procedimento.


Foram analisados os aspectos sociais, atividade da vida diária, atividades para longe, atividades para perto, capacidade de dirigir automóveis, dependência, saúde geral, saúde mental, visão, visão de cores, visão periférica.


Foi possível possível perceber a melhora na qualidade de vida dos pacientes submetidos à cirurgia de catarata pela técnica de facoemulsificação (FACO) com implante de lente intraocular.


A Rede VER Hospital de Olhos é referência no tratamento de catarata, contando com especialistas e um centro cirúrgico com tecnologia avançada em Goiânia.


Para saber mais sobre a pesquisa acesse: https://bit.ly/3ciVYyk



Oftalmologia com tradição e credibilidade.

bottom of page