top of page

Saiba como o uso excessivo de celular pode afetar sua visão e seus estados emocionais



Pesquisa aplicada entre jovens, aponta problemas como olhos vermelhos, cansados e secos, além de visão turva.





A pesquisa 'Efeitos do uso excessivo de telas eletrônicas na visão e no estado emocional', publicada na Revista Brasileira de Oftalmologia, investigou o uso de telas na saúde ocular em uma amostra de pessoas de 12 a 35 anos, de ambos os sexos.


Participantes responderam a questionários on-line e as análises foram realizadas em uma clínica privada na Região Sul do Brasil. A maioria - jovens entre 18 e 27 anos - afirmaram que usava dispositivos eletrônicos durante o dia foi de mais de 5 horas (75,5%), cerca 14% dos entrevistados gastavam de 3 a 5 horas por dia, e 8% passavam de 2 a 3 horas por dia. Uma pequena parte dos entrevistados, cerca de 2,5% usava menos de 1 hora por dia.


A maioria dos participantes tinha miopia (84%) e/ou astigmatismo (75,5%). Ceratocone foi menos prevalente (34; 17%). A maioria dos participantes teve problemas nos olhos após o uso da tela, como olhos vermelhos, cansados e secos, além de visão turva. Questões mentais, como dependência de smartphones e dificuldade de comunicação durante o uso do dispositivo, também foram abordadas. A maioria dos entrevistados demonstrou dependência e problemas de comunicação.


Segundo a pesquisa, a maior parte dos jovens apresentou quadro de doenças oculares, incluindo Ceratocone. Dependência e adição de smartphone também foram observados. Esses resultados apoiam a identificação de fatores associados à patologia ocular, servindo de base para estudos futuros.


Modo escuro


A Rede Ver Hospital de Olhos adotou o modo escuro para usuários navegarem no site e fazerem busca de forma mais confortável e menos danosa aos olhos. A redução na emissão de luz azul emitida pelos dispositivos é essencial para a proteção da mácula do olho, área na parte central da retina com uma maior concentração de fotorreceptores, o que a torna responsável pela percepção de detalhes.


Os olhos agradecem quando você usa a tela em modo escuro e, pensando na saúde dos seus olhos, que é nosso foco principal, o site foi lançado com esta tecnologia.



oftalmologia goiânia

oftalmologista goiânia valor consulta

oftalmologista goiânia


olhos vermelhos, vista cansada, olhos secos, visão turva


ver hospital de olhos


oftalmologia Anápolis

oftalmologista

bottom of page